quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Avaliação Errada?

Estamos chegando na reta final de mais um ano letivo, momento para reflexão dos pais, alunos, professores, da comunidade escolar, dos órgãos governamentais e da sociedade como um todo de como são avaliados alunos e o ensino nas escolas públicas e privadas, bem como no ensino superior.

O processo avaliativo precisa progredir diariamente em nosso País, respeitando a realidade de cada região e a fase em que se encontram os estudantes, conforme Piaget escreveu em seus diversos livros que tratam da questão avaliativa.

Em nosso Estado existem diversas formas avaliativas, sendo algumas preocupantes adotadas por escolas em que no segundo trimestre o aluno já se encontra reprovado. É fundamental uma mudança que permita a criança, o adolescente, o jovem e o próprio adulto acreditarem no seu sucesso no mês de novembro e em dezembro, afinal sempre é possível, ou deveria ser possível acreditar em si durante todo o ano letivo e não por apenas alguns poucos meses.

Atualmente a preocupação dos órgãos governamentais e de parte das escolas, pais, alunos é com o número de dias letivos e infelizmente não é como se faz o processo avaliativo do estudante que muitas vezes já está com um carimbo de reprovado no mês de agosto ou setembro.

Este é um momento para órgãos governamentais, escolas, professores, pais, alunos e a sociedade de maneira geral parar para uma reflexão sobre o processo avaliativo e do ensino em si, analisando cada situação e os caminhos para o progresso no campo educacional no nosso País.

LUIZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário